terça-feira, janeiro 22, 2008

Fez o processo por Quebec e vai para outra provincia, que feio.....

Lendo o blog do Gold, no ultimo post ele escrevia que mudou para Ottawa, e acabou usando uma frase no fim do post q eu achei interessante, vou copiar aqui: “Ao contrário do que algumas pessoas já me disseram, eu não fiz o processo por Quebec porque era mais fácil, pois eu tinha os pontos para fazer o federal e não fiz porque não quis mesmo. Minha intenção inicial era morar em Montreal, mas coisas deram certo para mim aqui, então que seja aqui em Ottawa.”
Então vamos ao motivo desse post, só queria comentar uma coisa, acho muito engraçado essa postura das pessoas de acharem errado ou incorreto alguém fazer o processo por Quebec e ir para outra província.

Particularmente estou fazendo o processo por Quebec, gostaria de morar em Montreal, mas primeiro descobri após o inicio do meu processo que o Quebec obriga meu filho a estudar em uma escola francófona (o que eu não quero), mesmo assim eu teria um ano ao menos antes da alfabetização do meu filho para morar em Montreal, segundo, caso eu esteja indo para o Canadá e receba uma proposta de trabalho em BC, Ontário ou Alberta, acho uma total estupidez desperdiçar a oportunidade para ficar no Quebec só porque usei o processo do Quebec.
Mesmo porque se pararmos para pensar a maior preocupação de todos nós é conseguir logo um emprego, se para já chegar ao Canadá com trabalho eu tiver que sair do Quebec não pensarei meia vez.

Quanto à ojeriza das pessoas por quem faz processo por Quebec e depois acaba caindo para outra província na minha humilde opinião, não passa de uma total hipocrisia e falta do que fazer, típico do Zé povinho brasileiro que em vez de gastar seu tempo pensando em como sair do buraco gasta o tempo comentando o que o vizinho de buraco está fazendo de errado para poder se sentir superior.

Sou prático, fiz o processo por Quebec, pois o que eu ia deixar parado no processo federal eu gastei para aprender o Frances e ter um plus para procurar emprego no Canadá, quando disse a uns posts atrás que tinha decidido que não iria mais para o Quebec foi por causa da escola das crianças, nada contra o Frances, mas quero alfabetizar meu filho em Inglês, afinal essa é a língua de negócios do mundo, e por esse motivo eu sinto muito, mas acho difícil eu ir para o Quebec, a não ser q tenhamos alguma proposta de trabalho por lá, se tiver, novamente não pensarei meia vez.

Mas o principal que eu queria registrar é o seguinte, antes de criticar primeiro vá arrumar algo útil para fazer, se realmente você não tiver nada útil para fazer então tranqüilo, vamos criticar, mas antes use uma coisa esquecida hoje em dia chamada empatia, ponha-se no lugar da pessoa e pense em tudo que pode ter levado ela a tomar essas decisões (ter um emprego em outra província, a vida do cara ter mudado muito em um ano e uns meses de processo, ele ter um grande amigo em outra província que vai lhe dar casa por um tempo, ...), se após isso você ainda achar que vai ganhar algo usando seu tempo para criticar, ai sim tem meu apoio, GO ahead...

E finalizando, o titulo desse post quer dizer uma coisa, feio é não ter trabalho, feio é ter problema e achar que a solução não existe, feio é poder e não ajudar quem merece (concordo que tem gente que não merece), feio é não correr atrás da vida, feio é como diria minha avó "sentar no rabo e falar do rabo alheio", feio é criar uma lista de discussão que me ajudou tanto e receber mais de 50 e-mails por dia reclamando que fulano disse isso e ciclano disse aquilo e 2 ou 3 e-mails por dia com uma dica útil para essa fase da nossa vida (por isso sai do grupo, uma pena), feio mesmo é jogar seu tempo fora sem produzir nada de útil, portanto eu fiz o processo por Quebec e se eu não for para lá com certeza será por uma boa causa, pois processo fácil, é ficar em casa sentado esperando o tempo passar...

Alias, embora possa não parecer estou muito feliz, em casa tudo ótimo, começamos a olhar emprego muito de leve, nosso E-CAS está OK, estamos aprimorando nossos currículos no modelo canadense, as crianças estão ótimas, e devemos começar nosso bazar após o carnaval, então tudo tranquilão por aqui.

Abraço gente.

FL

6 comentários:

Edson Luis Almeida Viana disse...

Olá,
tenho lido seu blog e achado muito interessante o processo.
Quanto à pesquisar empregos lá, vocês já tentaram o www.google.com/base? Lá tem uma função de classificados de Jobs muito interessante...

Boa sorte!

* Serena * disse...

Flávio, eu acho que ninguém sabe o que é melhor para um filho do que seus pais. Sempre tivesse essa liberdade de pensamento, até pela forma de criação.

Ir ou não ir pro Quebec é uma opção sua. E você está mais que certo em falar que gastou pra aprender francês e tudo mais, então a desculpa do processo ser "mais barato" nem se aplica!rs Se você tem amigos e proposta de emprego em outro lugar, talvez seja legal mesmo. Vc tem um visto do país, nada te proíbe de mudar pro Quebec depois...

Antes de dar atenção à opinião alheia, ouça aos seus pensamentos. É isso que acho.

Bom, acabei falando demais!rs
Boa sorte no novo caminho!

Abraços,

Dani

Danilo Paiva disse...

Eu não tenho filhos, mas depois que cheguei aqui percebi se tivesse, eu preferiria que sua educação fosse em francês.

Não tem jeito de não aprender inglês em Montréal, a língua é muito mais simples e muito mais onipresente do que o francês, por isso as pessoas aprendem tão bem.

Dos meus amigos de famílias francófonas, a maioria fala inglês perfeito, eu não consigo diferenciá-los de falantes nativos. Já meus amigos de famílias anglófonas até falam francês, mas mais macarrônico do que os franceses falam inglês.

Bom, tudo isso pra dizer que se você acabar vindo para o Québec e tiver que educar seu filho aqui, há sempre a possibilidade de você colocá-lo em uma escola particular em inglês. Mas no caso dele ser alfabetizado/educado em francês, você pode ter certeza que em pouco tempo ele vai dominar também o inglês de maneira assustadora.

Bom, são esses os meus dois centavos! :)

Um abraço, e boa sorte no processo!

Danilo
www.degelo.ca

samucanadian disse...

Oi Flávio , achei bastante interessante seu post, temos que ampliar nossos horizontes mesmo, não pensar que estamos imigrando para o país Québec e sim para a província que pertence ao Canadá e que nos dá o direito de escolher entre ficar por lá ou simplesmente ir para outra província que possa nos oferecer algo mais proveitoso! Estou contigo e não abro! Um grande abraço

Anônimo disse...

Flavio, concordo com você em todos os pontos. E acho que você é um dos poucos que tem a coragem de assumir isso. Em geral as pessoas só criticam pois é mais fácil criticar os outros do que ver o que está errado na própria vida e tentar consertar.

E com relação à lista de discussão Canada Immigration, concordo que está difícil continuar lendo os e-mails... Todo dia tem alguma briguinha boba ou alguém com uma pergunta sem noção e outros tantos com mil pedras na mão para jogar na pessoa sem noção, em vez de simplesmente ignorar ou até tentar ajudar. Ou seja, um fórum que foi criado para ajudar está ficando descaracterizado, com mais abobrinhas do que informação relevante.

Boa sorte no seu processo e onde quer que vá morar no Canadá, que seja onde você e sua família sejam mais felizes!

Abraços,

Andréa

Anônimo disse...

falou e disse! concordo plenamente! também estamos entrando com o processo por Quebec mas ainda estamos em dúvida, e acho que seja cedo, sobre onde vamos morar...mas fiquei tranquila com o seu post! boa sorte para vcs!

natasha